Unordered List

Entrevista com Pedro Lucas, da Igreja Renovadora Cristã


A convite do INPR Brasil, o secretário da Igreja Renovadora Cristã, Pedro Lucas, comenta nesta entrevista sobre a crise vivida pela Congregação Cristã no Brasil.




INPR Brasil - Qual é a origem da crise vivida pela CCB?

Pedro Lucas (IRC) - O extremo nepotismo. Deveriam ser ordenadas somente pessoas preparadas por Deus, não necessariamente filhos, netos e sobrinhos de anciãos.

INPR Brasil - Você acredita que as acusações feitas contra José Nicolau, dentre as quais a de uma suposta prática homossexual, procedem?

Pedro Lucas (IRC) - Acredito que não. Biblicamente falando, como também do ponto de vista jurídico, ninguém poderá ser privado de seus direitos e privilégios, sem a outiva de duas ou três testemunhas e após o exercício de ampla defesa, sem nenhum cerceamento.

INPR Brasil - Então tudo não passou de um complô?

Pedro Lucas (IRC) - Certamente há interesses pelo primado, ainda mais em uma obra que tomou as dimensões como a CCB. Embora acredite que no meio religioso, especialmente no povo evangélico, não deveria existir interesses políticos ou outros, não é o que se tem vislumbrado, infelizmente.

INPR Brasil - Quais são as principais reivindicações da irmandade?

Pedro Lucas (IRC) - Alto tem sido o clamor por liberdade das irmãs tocarem livremente qualquer instrumento de sua preferência; há muitos querendo que a Santa Ceia seja servida em porções individuais, extraídas a partir de um cálice pelo qual se dá ações de graças, e tal reivindicação encontra respaldo na agência Nacional de Vigilância Sanitária. Um grupo considerável de irmãos têm curiosidade de conhecer outras denominações, sem que por isso sejam discriminados. Há os que não concordam com o rebatismo, porque entendem que biblicamente há uma só fé, um só batismo. Outros discordam e sentem vergonha da falta de entendimento da liderança que chama de ministério o ofício de porteiro, músico, piedade, entre outros. Ministério tem o Ministro da Palavra (ancião). Nota-se também cultos poucos fervorosos, especialmente nas grandes capitais.

Antigamente não havia esse exclusivismo religioso, essa fé passional, mesmo o saudoso irmão Louis Francescon não comungava com essas práticas. Pasmem, no exterior há pastores que são convidados a pregar, quando presentes nos cultos da CCB, mesmo porque lá, discriminar, realmente é crime, mesmo nas orquestras, há em diversos países irmãs tocando, como aqui mesmo no Brasil, no começo da obra, elas tocavam livremente, como a irmã Ana Spina Finotti (será pela força do sobrenome?) rege, examina... essas incoerências aborrecem a irmandade, apesar de não incomodar os fanáticos que tem fé passional na CCB, e não em Jesus Cristo.

INPR Brasil - Após completar 100 anos, será que a CCB está caminhando para a desestruturação total?

Pedro Lucas (IRC) - Penso que sempre há tempo para mudanças. Trata-se de uma obra grandiosa, com presença marcante em todo território nacional e em inúmeros países, embora nem todos aceitem a liderança da CCB Brás (Brasil), como a EEUU por exemplo. Há muitas incoerências que precisam ser corrigidas, senão realmente a liderança se desestrutura e a situação foge ao controle.

INPR Brasil - A Igreja Renovadora Cristã surgiu como uma opção em meio a crise?

Pedro Lucas (IRC) - Não temos estrutura nem pretensão de ser concorrente, mas o firme propósito dos membros da Igreja Renovadora Cristã é de servir à Deus como nos primórdios, baseando sua liturgia unicamente na Bíblia Sagrada e focando na Salvação que há somente em Jesus Cristo, não em nenhuma denominação, seja ela a CCB ou a própria Renovadora.



Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil






2 comentários:

Anônimo disse...

A PAZ DE DEUS A TODOS. SOU MEMBRO DA CCB A 16 ANOS, POR BONDADE DE DEUS JÁ LI A BIBLIA TODA ALGUMAS VEZES E FAÇO PESQUISAS TEOLOGICAS,E VEJO QUE A CCB PRECISA URGENTE MUDAR SUA LITURGIA, E QUANTO AO QUE O IRMÃO PEDRO LUCAS DISSE, AS IRMÃS JÁ DEVIAM ESTAR TOCANDO QUALQUER INSTRUMENTO DESDE DO INICIO ATÉ HOJE, A BIBLIA MOSTRA EM ÊXODO CAP.15 VER.20 E 1 SAMUEL CAP.18 VER.6 E OUTRAS PASSAGENS,EM RESPEITO DE JORGE COURI, NÃO SEI NADA SOBRE, MORO NA BAHIA MAS ENTRO NA INTERNET TODOS OS DIAS E VEJO OS SITE FALANDO SOBRE O CASO, SE ELE FEZ ELE VAI PAGAR DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS TAMBÉM,E TODOS QUE ESTÃO COMETENDO ERROS NA OBRA VÃO PAGAR, ( QUERO DIZER QUE, QUEM SALVA É JESUS CRISTO, FOI ELE QUEM DEUS A VIDA POR E MAIS AINDA A GRAÇA DE DEUS NA TERRA É JESUS CRISTO.) DEUS ABENÇÕE A TODOS E PERDOE OS ERROS DE ORTOGRAFIA. ( MEU EMAIL É ERNANIDEJESUS@HOTMAIL.COM ) QUERO SABER MAIS SOBRE A CCB NO BRÁS

Unknown disse...

Deus abençoe sempre mais sua vida

 
Copyright © . INPR - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger