Unordered List

Michael Jackson: testemunha de Jeová, muçulmano e polêmico

Há exatamente um ano era anunciada ao mundo a morte de Michael Jackson. Ele foi, sem dúvida alguma, uma das figuras mais polêmicas e emblemáticas do século XX e início do XXI. Da sua infância pobre em Gary, Indiana (EUA), onde morou em uma pequena casa de dois quartos, até a fama que o consagraria como o King of Pop ("Rei do Pop"), Michael Jackson passaria por uma série de crises. Apontado ainda como o "maior ícone negro de todos os tempos", o cantor viu seu prestígio começar a desaparecer quando em agosto de 1993 um garoto de 13 anos, Jordan Chandler, representado pelo advogado civil Larry Feldman, acusou Michael Jackson de abuso sexual. A notícia se espalhou rapidamente pelo mundo, fazendo com que o rei do pop fosse da glória para o inferno da depressão e do alcoolismo. Foi internado às pressas em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos da Irlanda do Norte, aos cuidados do terapeuta Beauchamp Colclough, alegando a necessidade de se restabelecer de um vício em analgésicos.

Em 2003, outra bomba: o adolescente Gavin Arvizo também teria acusado Jackson de abuso sexual. Mais uma vez o cantor enfrenta um período de crise, com momentos de stress agudo e perca de peso, que viria a alterar a sua aparência. Durante o julgamento, o perfil de Jackson foi examinado por um profissional da saúde mental chamado Dr. Stan Katz, que constatou que o cantor tinha a idade mental de um garoto de 10 anos, mas que não via nele as características de um pedófilo. Em sua defesa, Elizabeth Taylor declarou a um programa de televisão que quando Gavin foi a casa do cantor, "Não houve nada de anormal. Nós rimos como crianças, assistimos um monte de filmes da Disney. Não houve nada de estranho, nem de inapropriado ."

Apesar da falta de provas que condenasse Michael Jackson, sendo absolvido em junho de 2005, três anos depois o cantor venderia o rancho Neverland, local em que supostamente teriam acontecido os "abusos" contra Jordan Chandler e Gavin Arvizo. No mesmo ano foi lançado pela SonyBMG o Thriller 25th, uma edição comemorativa dos 25 anos do lançamento de Thriller, o seu mais conhecido álbum.

Religião

A vida de Michael Jackson foi marcada também por uma "forte" devoção religiosa. Quando criança, sua mãe, Katherine Jackson, passou a frequentar um salão do reino da cidade de Gary e, apesar da proibição do seu marido, as crianças seguiram os passos da mãe e tornaram-se testemunhas-de-jeová e passaram a praticar a evangelização de porta em porta. Mesmo depois de crescer e alcançar o sucesso mundial, Michael continuou adepto das testemunhas-de-jeová, embora não tão devoto quando garoto. Sua saída da organização somente se deu após o lançamento do Thriller, álbum recheado de referências ao ocultismo. Pressionado pela Torre de Vigia, Jackson redigiu uma carta solicitando sua desassociação das Testemunhas de Jeová. Foi uma forma encontrada para que nem ele nem a organização fossem prejudicados pelo imbróglio.

Após a saída das Testemunhas de Jeová, Michael se converteu ao Islamismo. Tal teria acontecido em 2008, possivelmente após a sua estadia em Bahrein. Segundo relatou o jornal "The Sun" há época, usando roupas islâmicas tradicionais, Jackson converteu-se num ritual realizado na casa de um amigo em Los Angeles. Ainda segundo o jornal, na ocasião o cantor que estava sentado no chão e usando um pequeno chapéu, recitou a ‘shahada’, uma declaração oficial de fé, diante de um Imã, líder religioso, e jurou fidelidade ao Corão, livro sagrado do Islamismo. Como parte do processo de adoção da religião islâmica o cantor mudou o seu nome para Mikaeel.

Em 25 de junho de 2009, foi noticiado que Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Era o fim de um mito, de uma figura que encantou multidões e deixou outras preocupadas com as denúncias de maus tratos e pedofília.



por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil






0 comentários:

 
Copyright © . INPR - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger