Unordered List

A Ilha das Papuas

Localizada na Oceania, Papua Nova - Guiné é um dos países que espera pela manifestação do Evangelho, pois há centenas de pessoas que habitam às montanhas que ainda não ouviram falar de nosso Senhor Jesus Cristo.

O nome Papua Nova - Guiné é extraída da palavra malaia "papuwah", por causa da exploração dos portugueses que, ao chegarem à ilha, viram um povo de cabelo enrolado. Significado do nome Papua "ilha das papuas" ou "ilha dos cabelos enrolados". Já o nome Guiné surgiu por causa da semelhança com a Guiné Africana.

Cerca de 80% da população que vive nas montanhas é analfabeta. Somente alguns homens têm acesso à alfabetização, e, quando se convertem, passam a ler a Bíblia ao mesmo tempo em que são alfabetizados. As mulheres não estudam. Apenas decoram versículos, pois não sabem ler.

Canibalismo

Nas montanhas de Papua, cercadas de 870 tribos diferentes, estão homens, mulheres e crianças vivendo em condições precárias. E o que é pior: o canibalismo é uma prática comum e avassaladora. Quem conhece essa realidade não deixa de perguntar: "Por que os papuas comem carne humana?" Desde que Papua existe, existe canibalismo. Na verdade, todas as circunstâncias negativas, apreensivas ou de ameaça conduzem à prática canibalesca, como traição, motivo de divórcio, lutas entre os clãs, ou, até mesmo, a visita indesejada de um missionário. Se uma pessoa sofre uma agressão, isso gera vingança, e a vingança é matar e comer o agressor. É a chamada justiça pelas próprias mãos.

Se houve uma luta entre tribos e algum adversário for capturado ou morto, com certeza será comido. Enfim, todo e qualquer sentimento de aversão, raiva, ódio e ofensa precisa ser justificado, e por isso matam. Após uma guerra tribal, em que há mortos, normalmente os corpos são mutilados e distribuídos entre as pessoas, que saem pelas ruas com sacolas cheias de pedaços de membros dos corpos das vítimas. As vezes pode ser vista uma perna para fora da sacola ou um braço balançando ou cabeças ensanguentadas.

Campanha evangelística

O filme "Jesus segundo o Evangelho de Lucas" é o carro chefe do trabalho evangelístico nesse país. Em 2001, foi dublado em pedigrin. Mas, como em Goroko não há televisão, a probabilidade de toda a aldeia comparecer ao cinema improvisado é de 100%.

A conversão dos papuas têm sido em massa. Quando veem a cena em que Jesus apanha, é judiado, cuspido e crucificado, começam a chorar. Quando, porém, assistem à ressurreição de Jesus, dançam e cantam, celebrando a vitória sobre a morte.

A Bíblia completa foi traduzida para o pedigrin em 1982, pela Missão Wiclef, mas muitos não sabem ler em pedigrin. Das centenas de tribos espalhadas por toda a Papua, 86% delas ainda não ouviram a respeito de Cristo; pensam que se trata de um político ou de alguma pessoa importante.

Um casal de missionários que atuou em Papua há alguns anos pintou no portão de sua casa a fígura de Jesus Cristo crucificado, e, muitas vezes, quando chegavam em casa, presenciavam grupos de pessoas chorando diante do portão. Muitos choravam porque tinham ouvido a mensagem; outros por causa da figura da crucificação, que causa impacto. E a pergunta ecoa: "Puxa, ele morrem por mim?".

Os papuas são receptivos ao que é novo. Ainda ais sendo de uma pessoa branca. Em Goroko, o Evangelho tem se expandido de maneira significativa. Mas ainda há muitas tribos aos redores que nunca falar a respeito de Jesus. Oremos para que todas as barreiras caiam por terra e que mais missionários sejam enviados ao povo dos cabelos enrolados.



por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil






0 comentários:

 
Copyright © . INPR - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger