Unordered List

Defendendo a laicidade do Estado, pesquisador cristão afirma: “Mundo caminha para teocracias e fanatismo religioso”

Em ano eleitoral, o debate em torno da necessidade de laicidade do Estado fica mais frequente, e torna-se motivo de avaliações diversas sob pontos de vista ainda mais variados.

O jornalista e pesquisador sobre religião Johnny Bernardo publicou artigo sobre o assunto no site Genizah, e em sua análise, prognosticou que “a religião terá maior espaço nas gerações futuras do que na Antiguidade”.

Essa previsão, segundo Bernardo, se explica pelo fato de que cada vez mais, o debate em torno dos rumos da nação se dá a partir do ponto de vista religioso, e as disputas eleitorais ocorrem em torno de princípios que agradem às religiões e religiosos: “Nos países seculares ou laicos – mesmo que mantida a distância entre religião e Estado – há uma forte influência das organizações religiosas, pondo em risco os limites estabelecidos pelo republicanismo. Estados Unidos e Brasil são dois países onde a religião é tema frequente de debate e disputa política”, ilustra.

- Apesar de todos os conceitos pré-definidos na cartilha republicana e da luta por um Estado laico, a tendência mundial é a da divisão religiosa. Inevitavelmente o mundo caminha para teocracias, estados confessionais e um crescente fanatismo religioso. São consequências do desenvolvimento tecnológico, do isolamento cada vez maior da humanidade – observa o pesquisador evangélico.


Por Tiago Chagas, do Gospel+


Acompanhe outras menções publicadas no Gospel+







 
Copyright © . INPR - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger