Unordered List

Porque não é bíblica a desassociação (I)

Infelizmente, faltou à Associação Torre de Vigia (ATV) esclarecer às pessoas que o instituto da desassociação não vem de Jeová, mas do Corpo Governante. Se você conjugar todos os paralelos bíblicos em relação ao assunto verá que Jeová está sempre de braços abertos para acolher IMEDIATAMENTE um pecador genuinamente arrependido. Não há nas Escrituras qualquer paralelo que mostre que Ele deu seis meses ou um ano ou vários anos de prova, com a boquinha calada, sentado no banco, sendo ignorada pela família e pelos “amigos”, até que a pessoa fosse JULGADA por um corpo de anciãos como digna de fazer parte de seu povo novamente.

Ao contrário, uma leitura básica da Bíblia te mostrará que PRIMEIRO Jeová acolhe o pecador DEPOIS ele é ajudado a abandonar seu estado lastimável. Basta a pessoa arrependida se voltar para Deus. Sem provas. Sem chibatadas sociais. Sem vergonha ou humilhação. É tão simples! Vejamos um exemplo: uma jovem tem relações sexuais com seu namorado, contudo, não vê nada demais nisso. Os anciãos a chamam em uma comissão judicativa e a desassociam. Logo após ela se arrepende, pois vê que estava errada. O que fazer?

Bom, Jeová, por meio de Jesus, proveu a resposta. Veja sua reação na parábola do filho pródigo:

“Enquanto [o filho] ainda estava longe, seu pai o avistou e teve pena, e correu e lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou ternamente” (Lucas 15:20).

Mesmo com esse paralelo claríssimo, os anciãos dizem que a pessoa deve passar um tempo no banco, sendo ignorado, apontado como pecador, evitado até pela família... que deve se casar, ou então dissolver esse namoro... que não poderá comentar na reunião, ir no ônibus da congregação para a Assembleia de Circuito, não poderá pegar uma carona no carro de um irmão, muito menos que se deve orar por essa pessoa. Para não falar que durante esse tempo, a pessoa que “ se lixe”, se ela precisar de uma ajuda qualquer, seja em relação a um trabalho, dificuldade na família, doença, emprego, e tantas outras que apenas temos em associação íntima com alguém ou em uma comunidade unida, que ela fique por si só, dê seu jeito... foi ela quem escolheu o caminho da desassociação, não foi? Que amor é esse, hein? Que não pode acolher uma pessoa que está querendo voltar ao seu meio? Que não pode dar um abraço a uma pessoa que precisa? Que não pode perguntar nem mesmo “como vai, como foi seu fim de semana”? Isso é disciplina? Lamento, mas se você é um bom leitor da Bíblia, verá que isso é heresia.

Quanto aos “fundamentos bíblicos” para tal ação da ATV, são todos fraquíssimos e não se sustentam ante o peso da evidência. A Associação usa o texto de 2 João 10, 11 como base de seu tratamento em relação aos desassociados e dissociados. Contudo, empregam tal passagem TOTALMENTE FORA DE SEU CONTEXTO ORIGINAL. Convido-o a ler o texto integralmente, a carta inteira de 2 João. No versículo 7, o apóstolo diz: “Pois, muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este é o enganador e o anticristo".

Depois, do versículo 8 ao 11, o apóstolo dá um conselho aos leitores em relação à situação de perigo espiritual quanto a esses tipos de pessoas que rejeitam a Cristo e pregam o engano, dizendo que Cristo não veio na carne. Contra esse tipo de pessoa é que os cristãos devem se guardar, “nem o recebendo em seus lares, nem os cumprimentando”, pessoas que “se adiantaram”, “não permaneceram no ensino de Cristo” e agora defendem outro ensino diabólico. Ou seja, anticristos ativos e atuantes. Não se fala em lugar algum de crentes quepecaram. Nem em desassociação, palavra que nem na Bíblia está.

Veja a situação delicada que o Corpo Governante põe sobre seus ombros: julgam mais do que Jeová. Aquele que o verdadeiro Deus vê como pessoa aflita e perdida, que precisa de consolo e cuidado, como uma ovelha entre as cem, machucada e desesperada, os CG pede para que vejamos como ANTICRISTOSEMPEDERNIDOS!

Agora, caro leitor, em momento nenhum dizemos ser contra a exclusão ou afastamento de um membro que seja um pecador empedernido do meio da congregação, ou de uma igreja. Isso aí é coisa que se faz até no mundo, nas esferas seculares. Caso você faça parte de uma associação qualquer, um conselho, um clube, uma escola, etc., ou mesmo no trabalho normal, há normas internas que devem ser respeitadas sob pena de (a) repreensão verbal ou escrita, (b) afastamento temporário ou (c) desligamento total.

Isso é diferente das organizações religiosas? Não, de forma alguma.

Ao contrário do que pregam as Testemunhas de Jeová em várias publicações, existem expulsões e desligamentos nas igrejas evangélicas, mas sempre depois de um longo processo de ajuda espiritual à pessoa, antes de serem tomadas as providências cabíveis.

Quando você aceita se tornar membro de uma igreja qualquer, ou de associações filosóficas ou políticas, deve ter em mente suas normas, seus estatutos, entre eles os que podem demandar sua exclusão como membro. Nesse caso, o texto citado pelas Testemunhas, 1 Coríntios 5:9-13, está devidamente aplicado. Paulo escrevia aos crentes em Corinto que não faziam nada para que aquele homem imoral se consertasse, logo, havia negligência espiritual por parte deles. Contudo, lendo com atenção os versículos circundantes (coisa que raramente as Testemunhas fazem), vemos que a grande preocupação era com a ação da própria congregação ante o pecado, não necessariamente com o pecador em si. Não se esqueça de que esta carta que Paulo escreveu tinha objetivos claros: exortar toda a congregação coríntia a um reavivamento espiritual, o que é claramente visível na quantidade enorme de problemas que o apóstolo discute ao longo de sua epístola.

Prova de que está errada a metodologia da desassociação conforme o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová prega pode ser vista no modo como a aplicação deste texto é feita na segunda carta de Paulo aos Coríntios. Conforme uma publicação da própria ATV, o Estudo Perspicaz, volume l, p. 563 e 564, “Paulo escreveu esta primeira carta à congregação cristã em Corinto, por volta de 55 EC [...] Paulo escreveu a sua segunda carta aos coríntios provavelmente durante o fim do verão ou começo do outono setentrionais de 55 EC”. Assim, no intervalo de meses, não de anos, nem de décadas, mais em poucos meses, de acordo com o arrependimento daquele “homem iníquo”, “Paulo respondeu na sua segunda carta elogiando-os por sua aceitação favorável e aplicação do conselho, exortando-os a ‘perdoar bondosamente e a consolar’ o homem arrependido, ao qual evidentemente haviam expulsado da congregação” (Perspicaz, v. 1, p. 564).



por Cleber Tourinho de Santana

ex-testemunha-de-jeová, professor, linguista, revisor de textos, orientador em Medotodologia da Pesquisa Cientifica e está mestrando em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia



Leia também





5 comentários:

Anônimo disse...

Sou ex-testemunha de Jeová, e nem por isso faço o que fez neste site CRITICO aos TJS..
Se vc chegou a se batizar com certeza concordava com as normas e padrões que te ensinaram..
E agora que já não é mais, é assim que agradece por cada ensino? Pela ajuda que lhe deram de conhecer e se achegar a Jeová?
Bom, meus pêsames, espero que Jeová lh perdoe por estar falando assim do seu povo, principalmente dos cabeças que ele colocou aqui na terra, pq isso é pecar contra seu espirito santo! acho que sabe já que estudou muito a bíblia..
Que vc respeite a todos acima de tudo, sejam tjs, católicos, evangélicos e etc!

Unknown disse...

Texto maravilhoso com embasamento, me ajudou muito. Vejo que todas as ações são de corporativismo para proteção da associação e não dá espiritualidade do Espírito, eu sai mas nunca abandonei Jeová. Obrigado mais uma vez

Pity disse...

Você defende os TJ mas está fora da organização, se é a religião verdadeira porque saiu? Desassociação não tem base bíblica, não foi isso que Jesus ensinou aos seus discípulos, leia mais a Bíblia, leia o contexto dos textos usados por eles, que você vai entender, também sou ex TJ, fica na paz.

NAINA disse...

Como bom analfabeto funcional, você interpretou mal o texto dele, ou não se deu o trabalho de ler. Ele não está em momento algum criticando de forma negativa as testemunhas de Jeová. Ele está apenas observando que desassociação está mal empregado no contexto interno da religião, uma vez que a bíblia deixa claro que não se deve falar apenas com praticantes ativos de pregação contra a palavra de Deus e jesus Cristo, não um pecador comum, assim como você e todos lá dentro. Tratar de forma excomungal alguém que pecou como todos pecam, mas que está tentando se reparar do pecado é um tanto inusitado, eu diria uma forma de deturpar o que está escrito, uma vez que não dá pra interpretar mal a palavra que está clara e objetiva.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com cada vírgula do texto.
É exatamente assim que eu penso.
Se acham juízes e julgam sem dó.
Jesus deixou claro que o que identificaria os verdadeiros cristãos seria o amor.E que ele não rejeitaria uma "cana esmagada".Foi assim que me senti quando procurei os anciãos mostrando arrependimento e num momento difícil que eu precisava de ajuda. Olha o perigo...Fui TJ a vida inteira,era td que eu tinha. De repente, me tiraram o chão...Se eu tivesse uma cabeça fraca, poderia até ter me suicidado...
A única base bíblica que me apresentaram foi: Removei o homem iníquo dentre vós...E que o motivo principal foi a minha rebeldia.
Sabe qual era a minha rebeldia?
Insistir em ajudar irmãs carentes, cujos maridos não eram cristãos.
Absurdamente isso mesmo...Um exemplo da minha "rebeldia"
Quando uma irmã pobre teve bebê,fui visitá-la e notei que o telhado estava quebrado e a casa nem tinha forro.
Chovia dentro e o inverno viera rigoroso naquele ano.
Fui falar com um ancião com uma boa condição financeira.
Eu sugeri que fizéssemos um mutirão, compraríamos o material e faríamos uma reforma na casa.
O ancião simplesmente me respondeu que como o marido dela não era nosso irmão, que eu não envolvesse a congregação, se eu quisesse, que fizesse por conta própria. Eu respondi que isso se chamava falta de amor...Na época eu estava com um problema com meu filho adolescente e pedi uma visita.
Me disseram que eles não tinham a solução para esse tipo de problema.
Mas quanto à resposta que dei ao ancião sobre falta de amor, aí sim recebi uma visita, só que de repreensão.
Nem perguntaram do meu filho.
E qdo um ancião de bom coração tentou me ajudar, foi criticado e as fofoqueiras comentavam coisas graves, alegando que havia algum interesse da parte dele, pq esse tipo de ajuda não era comum...Ocorre que este ancião tinha uma família maravilhosa!! Ele,sua esposa e filhas,eram como se fossem meus irmãos de sangue.As linguarudas nunca foram repeendidas...
Certa vez pedi que fossem comigo fazer uma visita à uma irmã de mais de 80 anos que estava doentinha.
Foi negada a visita pq ela morava com a filha que era desassociada.Tbm fui repreendida por levar alimentos à estudantes carentes.
Eles continuariam o estudo por interesse...
Não cabe aqui todos os meus casos de "rebeldia" , porque foram muitos episódios.
Quando fui desassociada, eu estava precisando muito de ajuda emocional e nem mesmo as minhas sobrinhas que eu amava tanto, não falavam mais comigo.
Fui rejeitada pela família, pelos amigos e me vi sozinha, desolada. E isso não foi justo poruue eu realmente estava arrependida pelo motivo principal da minha expulsão.
Prova disso foi que nunca mais cometi o mesmo erro.Erro que talvez poderia ser evitado se eu tivesse rcebido apoio da congregação.
Uma "irmã " falou na minha cara que eu não era convidada para as reuniões de lazer pq eu era solteira e muito bonita, então as irmãs tinham ciúmes dos maridos.
Para resumir recebi ajuda amorosa de um grupo espírita.
Não me julgaram, apenas me ajudaram com o meu filho e tive grandes resultados.
Aí comecei a frequentar e vi que Ali existe a verdadeira caridade. E ali aprendi que não importa a doutrina, não julgam outras religiões.
Tudo que importa é o amor ao próximo.
Fui nascida e criada como TJ e não
Vou cuspir no prato que comi.
Muita coisa aprendi, a disciplina é perfeita, e meus princípios eu devo aos ensinamentos que recebi.
Porém, o tiro saiu pela culatra.
A desassociação não teve o efeito que se diz ter.
Apenas me deu chance de conhecer outro caminho, que inclusive as críticas que eu ouvia contra o espiritismo, agora que o conheço vejo que não procede.
Seguem o evangelho de Jesus.

 
Copyright © . INPR - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger